A Importância do Monitoramento de Infraestrutura de TI

Para que um serviço seja mais desenvolto e os recursos sejam melhor utilizados, o monitoramento de TI se torna indispensável para os negócios.

Diariamente o ambiente de tecnologia da informação vem sendo mais importante, pois cada vez mais a TI está relacionada diretamente com os negócios das empresas.

Profissionais de TI são cada vez mais cobrados para garantirem a alta disponibilidade de ambientes sem qualquer “downtime” nos serviços críticos e de negócios da empresa. O problema é que esse processo de garantir que não ocorra qualquer problema no ambiente não é uma tarefa fácil quando não se utiliza uma ferramenta de monitoramento para o mesmo.

Quando falamos de um ambiente de TI, o “downtime” pode ser ocasionado desde um problema de aquecimento nos servidores a um problema numa porta de switch. Realizar uma avaliação manual item a item para descobrir a causa raiz de um problema pode ser bastante trabalhoso e até mesmo consumir diversas horas de trabalho visto que, quanto maior o ambiente, maior a demanda de gerenciamento.

 

A Importância do Monitoramento de Infraestrutura de TI

Entende-se por monitoramento de infraestrutura de TI o processo de analisar e tomar decisões a partir do que foi averiguado, fazendo com que o serviço seja mais desenvolto e os recursos melhor utilizados. Além da diminuição de custos com equipamentos e manutenções.

Quando falamos na importância do monitoramento, não limitamos apenas a agir proativamente não deixando que ocorra um “downtime” nos serviços. Falamos também de monitoramento de recursos indiretos que poucas vezes os responsáveis pelo ambiente de TI observam. Um exemplo claro seria de uma empresa que contrata duas operadoras para garantir que nunca fique sem acesso à internet (redundância de link), mas que, após implantar um monitoramento no ambiente de TI, percebe que o segundo link fica com frequência indisponível, ou seja, a empresa paga por ambos os links e o secundário fica off-line direto. Neste caso, se o primeiro link ficar indisponível, o segundo poderia também estar, podendo assim afetar os usuários e os negócios.

Além deste cenário citado acima, o monitoramento também é muito importante para realização de investimentos corretos no ambiente de TI, pois a equipe consegue enxergar tendencias do seu ambiente. A grande maioria das empresas possuem um TCO (Total Cost of Ownership), ou seja, tem uma estimativa financeira projetada para investimento no departamento de TI. Quando falamos principalmente de médios e grandes ambientes, onde o valor de TCO e de demanda são muito altos, qualquer falha pode ocasionar problemas irreparáveis.

Se o ambiente possui um monitoramento, os responsáveis pela TI conseguem obter dados suficientes para projetarem uma tendencia de demanda, ou seja, é possível prever que em 3, 4, 5 meses a demanda por recursos (memória, cpu, network, discos, etc) poderá ser maior, garantindo que o orçamento seja aplicado no que realmente é necessário.

 

Quanto Custa Uma Hora de Inatividade?

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria norte-americana Forrester, com 157 profissionais de TI, o custo de uma hora de inatividade (downtime) em uma organização pode variar entre 10 e 1 milhão de dólares.

O estudo também apontou muitas informações relevantes, tais como:

  • 34% dos entrevistados passam por problemas de indisponibilidade todos os dias;
  • 42% levam entre uma hora e uma semana para identificar a raiz de um problema nos serviços de TI;
  • 60% deles costumam envolver entre quatro e dez funcionários na solução do problema.

Observem que, além de termos a indisponibilidade dos serviços, ainda temos os recursos de colaboradores utilizados de forma inadequada, visto que poderiam estar em projetos com foco no negócio, agindo proativamente e não “apagando incêndios”.

 

Principais Vantagens do Monitoramento

Segurança

Uma das partes mais importantes do monitoramento é manter suas informações seguras. Ele acompanhará tudo e alertará seu administrador de rede de qualquer problema antes de se tornarem grandes problemas. Algumas das coisas que um monitor de rede pode lhe dizer é se algo deixa de responder, o seu grave falha ou o seu espaço em disco está em baixa. O monitoramento de rede é talvez a maneira mais pró-ativa de lidar com problemas para que você possa ficar à frente deles, especialmente porque você será monitorado 24/7.

 

Solução de Problemas

Outra grande vantagem do monitoramento é a capacidade de solução de problemas. Você pode economizar muito tempo tentando diagnosticar o que está errado. Com o monitoramento da rede você pode rapidamente saber qual dispositivo é que está lhe dando o problema. Sua equipe de suporte será capaz de resolver um problema e corrigi-lo antes que os usuários estejam conscientes disso. Como seu monitoramento é constante, ele pode ajudá-lo a rastrear certas tendências no desempenho de sua rede. Quando os problemas ocorrem esporadicamente ou nos horários de pico, eles podem ser difíceis de diagnosticar, mas um monitor de rede irá ajudá-lo a entender melhor o que está acontecendo.

 

Economize Tempo e Dinheiro

O monitoramento da rede irá economizar muito tempo e muito dinheiro. Sem isso, muito tempo teria que ser investido, o que resultaria em mais horas trabalhando. Isso não só custará mais dinheiro, mas reduzirá a produtividade. Quando você pode rapidamente apontar e corrigir problemas de rede, você está aumentando seus lucros. Quando tudo está funcionando mais suave, isso lhe dá mais tempo para executar seu negócio. Quando você entende como todos os seus dispositivos estão sendo usados, você pode identificar o que precisa de espaço em disco adicional para que você possa aumentar a capacidade de forma rápida e eficaz.

 

Plano de Mudança

Com o monitoramento de rede, você pode rastrear se um dispositivo está sendo executado perto de seu limite e precisa ser alterado. Isso lhe dá a capacidade de planejar com antecedência e facilmente fazer as mudanças necessárias. Todos os relatórios que você terá mostrando sua atividade e qual o tipo de saúde em que seu sistema estará disponível será útil como ferramentas excelentes para o seu negócio. Eles permitirão que você provar facilmente a outros o que está acontecendo e mostrar por que um de seus dispositivos precisa ser corrigido ou substituído.

 

Monitoramento com Centro de Operações de Rede (NOC)

O monitoramento de ambientes de TI possui diversos benefícios e a cada dia vem ganhando mais espaço. Devido a isso que empresas de portes variados estão investindo na criação do seus ambientes de monitoramento, denominado NOC, seja este interno ou com terceiros.

NOC é a definição de Network Operations Center (Centro de Operações de Rede), local onde se centraliza a gerencia do ambiente utilizando ferramentas de monitoramento conhecidas como Network Management System (NMS).

O NOC garante:

  • Colaboradores agindo proativamente;
  • Total disponibilidade dos serviços;
  • Projeção e avaliação de tendências;
  • Análise do Service Legal Agreement (SLA);
  • Relatórios do ambiente;
  • Coletores de eventos;
  • Geradores de alertas.

 

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