Ter uma estratégia de backup sólida é de importância vital para qualquer empresa, inclusive empresas de médio porte, que armazenam volumes relativamente grandes de dados de clientes. Sua empresa está sempre em risco de uma violação de dados ou ataque de ransomware que pode causar perda de dados. Depois, há a questão da conformidade com os vários regulamentos de proteção de dados, que podem custar às empresas não apenas dinheiro, mas também sua reputação.

Neste post, discutiremos quatro elementos-chave essenciais para estabelecer uma estratégia sólida para o backup de seus dados.

1 – Determinar sua freqüência de backup

Com que frequência você deve fazer backup? Depende do volume dos dados que você está produzindo? Você deve ter um cronograma padrão? Uma das etapas mais importantes na criação de um plano de backup efetivo é determinar com que frequência seus dados precisam ser armazenados em backup. Para proteção ideal, o backup a cada 24 horas é preferível; uma vez por semana é o mínimo. As empresas devem sempre planejar o pior cenário possível. 

2 – Automatizar Backup

Esqueceu de executar um backup? Perdeu grandes volumes de dados? Com medo de enfrentar seu chefe agora? Esse é um cenário de pesadelo que a maioria dos profissionais de TI provavelmente enfrentou uma vez ou mais em sua vida. Os humanos são “HUMANOS” e tendem a cometer erros. Para evitar esse erro humano, automatizar o processo deve ser um elemento crucial da sua estratégia de backup.

3 – Tenha vários backups

Para salvaguardar os dados, a utilização da rota de backup múltipla provou ser vantajosa para a maioria das empresas. Com o ransomware, por vezes, também infectando backups, ter uma única cópia de backup não o corta no cenário atual de TI. Ter um backup local local (que pode ser acessado rapidamente) junto com outro conjunto de dados de backup na nuvem é provavelmente a estratégia mais segura e à prova de falhas que uma organização poderia implementar.

4 – Teste seu backup

Teste, teste e teste. Testes regulares de backup nunca podem ser enfatizados o suficiente. Para “fazer backup” dessa dica de backup, vamos lembrar da famosa história de desastre do Toy Story 2. Em 1998, antes do lançamento do filme Toy Story 2, um animador, com a intenção de executar uma limpeza de arquivos de rotina, inseriu um comando que apagou quase todos os arquivos de produção do filme. No início, os criadores não entraram em pânico porque estavam fazendo backups dos arquivos todos os dias. No entanto, quando tentaram recuperar os arquivos, perceberam que a solução de backup não funcionava. Estes foram os dias em que fazer um backup era um procedimento imensamente complexo e testá-lo era quase impossível.

Felizmente, o diretor técnico do filme tinha uma versão do backup que funcionava e o filme foi restaurado e levado ao mercado. Imagine se eles tivessem perdido um ano de trabalho e US $ 100 milhões em vez disso!

Esta história destaca algumas das maiores formas que uma empresa pode sofrer sem ter um plano de backup adequado. Na idade atual, a sobrevivência de uma empresa depende de seus dados. Assim, a construção de uma estratégia sólida de backup é essencial para a saúde e o bem-estar dos negócios.

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